domingo, 18 de abril de 2010

CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS



Segundo relatório feito pelo RITLA, morrem por dia, em média, 54, jovens vitimas de homicídio no Brasil e ainda vale lembrar que um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.

“Os jovens latino-americanos entre 15 e 24 anos são os que mais correm risco, em todo mundo, de ser assassinados”. E o Brasil, atrás de Colômbia e Venezuela, é o 3º país com mais assassinatos entre a população total.

Outra informação a esse respeito revela o caráter histórico da perversidade: em cada grupo de dez Jovens de 15 a 18 anos assassinados no Brasil, sete são negros. Paralelo a isso, constata-se que mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha, a situação é urgente, chegou ao limite.

Fonte: RITLA – Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (WWW.ritla.org.br) e Relatório de Estudo das Nações Unidas sobre a Violência contra Crianças- ONU

O que é a Campanha?

É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

Quem a promove?

As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Mio Popular e Pastoral da Juventude Rural). Com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, varias outras organizações estão se juntando como parceira da Campanha.

Quais serão as ações da Campanha?

As ações serão feitas a partir dos três eixos da Campanha:

Eixo I: “Formação política e trabalho de base”

Ações de conscientização e sensibilização quanto aos debates de segurança pública, sistema carcerário, direitos humanos, outros tipos de violência...

Eixo II: “Ações de massa e divulgação”

Organização de marchas locais, marcha nacional e atividades permanentes.

Eixo III: “Monitoramento da mídia e denuncia quanto à violação dos direitos humanos”

Acompanhamento e denuncia das violações de direitos humanos praticadas pela mídia.

Contato: Coordenação Nacional da Campanha

Email: contraviolencia.pjb@gmail.com – Site: WWW.juventudeemmarcha.org

Endereço: Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia – CEP 40.100-000 – Salvador/BA

Telefones: (71) 4009-6616 (71) 4009-6618 (71)9612-4859 (71) 8856-3012