quarta-feira, 5 de maio de 2010

Tenho 16 anos, preciso votar?

Dois mil e dez é ano de eleição e nisso surge aquela dúvida entre os jovens
de 16 e 17 anos: é preciso votar? Pela lei, apenas cidadãos a partir dos 18
anos são obrigados a votar. Porém, aqueles que têm mais de 16, e já querem participar da escolha do presidente da República e outros cargos, pode optar por votar também.

Mas, por que votar com 16 anos se eu só preciso mesmo votar aos 18? Pois é gente, é uma dúvida que eu também tenho. Particularmente, não gosto de política, mas sei que esse ano, pelo fato de eu ter 16 anos, eu posso pelo menos tentar mudar alguma coisa nisso tudo. A campanha “Te liga 16!” surgiu com esse objetivo: incentivar os jovens a escolher aquilo que eles acham melhor para o nosso Brasil, até porque, somos o futuro do nosso País, não é?

É isso que todos nós deveríamos fazer, para, mais tarde, podermos reclamar sobre o que não gostamos e tentar fazer com que isso mude. Além disso, agora, existe mais uma facilidade: o título de eleitor pode ser feito pela Internet. É bem seguro, apenas é preciso saber os sites certos para que nossos dados caiam em mãos erradas. O meu foi feito pela Internet mesmo e, em uma semana, pude pegar ele no Cartório Eleitoral da minha cidade.

Outra coisa que devemos pensar ao votar é na pessoa que acharmos certa para comandar a política do nosso País. Por mais chato que seja e por mais
repetitivo, é interessante que, quando começar a Propaganda Eleitoral na
televisão, todos reservem um tempinho para, ao menos, conhecer os
candidatos.

Ah! E não adianta conhecer o candidato, gostar de suas propostas, votar e
depois não cobrar dele aquilo que ele prometeu! Temos que ter em mente que assim que escolhidos por nós, os candidatos tem a obrigação de cumprir tudo aquilo que eles prometeram, porque foi assim que ganharam nossa confiança.
Só votando e cobrando que teremos um Brasil melhor.

Temos que lutar desde cedo para construirmos um novo futuro. Então, se
preparem para, em outubro, participarem da escolha dos nossos deputados
estaduais, federais, os senadores, o governador e o presidente da República!

Monique Ávila