sexta-feira, 16 de abril de 2010

Leitores perguntam, mas Edson não responde


10/03/2010 - 00h00 (Outros - A Gazeta)

Katilaine Chagas

Não será publicada hoje a prestação de contas da prefeitura de Guarapari, diferentemente do que foi feito nas últimas sete semanas, quando o jornal A GAZETA trazia as resposta dos prefeitos das cidades avaliadas pela série Avaliação da Gestão às questões feitas por leitores. As perguntas são enviadas por meio do portal Gazeta Online.

No último dia 3, a reportagem informou à assessoria de imprensa da Prefeitura de Guarapari que, no domingo, dia 7, os leitores, por meio do site, fariam perguntas ao prefeito e que essas perguntas teriam de ser respondidas por Edson Magalhães na terça-feira (ontem) para que fossem publicadas hoje.

Na manhã da última segunda-feira, 8, foi feito um novo contato com a assessoria da prefeitura a fim de marcar a segunda entrevista, que seria feita por telefone. A assessoria informou que o prefeito tinha duas reuniões agendadas durante a manhã de terça-feira e que, por isso, naquele momento, não poderia confirmar se haveria entrevista. Ao longo de toda a segunda-feira, a reportagem entrou em contato com a assessoria, mas sem sucesso.

Na terça-feira pela manhã foi feita uma nova tentativa com a assessoria, que passou a demanda para a secretária do prefeito. A secretária, por sua vez, informou que aguardaria um telefonema de Edson Magalhães para verificar a disponibilidade de agenda. Até o fechamento desta edição, ontem à noite, não houve retorno por parte da prefeitura.

As perguntas que seriam feitas ao prefeito

1 - Cleo B: Quando Guarapari terá um hospital? Não que o PA em caso de emergência não atenda, mas para casos graves precisa-se de um bom hospital. Quando teremos essa resposta?

2 - Carlos V: Quando o senhor vai olhar a zona rural do município? Não temos estradas para escoar a produção. Nosso município é um dos maiores produtores de banana prata do Estado. Na localidade de Vargem Fria, em Rio Claro, não se passa nem de carro de boi, que dirá de automóvel.

3 - Murilo S: Quando o asfalto chegará aos bairros Jardim Santa Rosa e Jardim Europa?

4 - Claudia P: O restante da Praia do Morro será asfaltado?

5 - Valter R D S: Cadê as obras de Reta Grande? Esperamos quadra de esporte, tratamento de esgoto e asfalto.

6 - Valter R D S: Quando serão cumpridas as promessas de reconstrução da ponte do rio Una, escolas de ensino fundamental (no Una e no Paturá), drenagem da rua Viana, reconstrução da praça do Una, serviços de drenagem do canal do campo de futebol do Una e posto de saúde?

8 - Ingeborg H: Existem projetos de melhoria para Setiba?

9 - Filipe R: Há providências sobre transporte coletivo de Guarapari, que está irregular. Há algum projeto para o trânsito?

10 - Ismael Junior Curty C: Há projeto de criar a guarda municipal para cuidar do trânsito e dar mais segurança nas praias? E para uma terceira ponte?

11 - Francis D M: Que incentivos a prefeitura oferece para atrair novas empresas?

Nossa opinião - Desinteresse em prestar contas
Difícil imaginar um prefeito recusando uma página inteira de jornal para prestar contas de seus atos, mas foi exatamente isso que Edson Magalhães (PPS), de Guarapari, fez.
Todos os demais sete administradores que participaram da série Avaliação da Gestão responderam com atenção às perguntas dos leitores. Edson, portanto, possivelmente será o único a não utilizar este espaço. Ao não responder aos pedidos de A GAZETA, o prefeito de Guarapari não demonstrou só descaso com um trabalho jornalístico que objetiva justamente identificar os avanços e falhas das administrações das principais cidades do Estado. Ele, na verdade, demonstrou descaso com os moradores do seu próprio município e até mesmo certa arrogância, ao sugerir que não precisa prestar contas. A GAZETA pede desculpas a seus leitores e agradece a participação. Quanto ao prefeito, apenas lamentamos que uma cidade importante como Guarapari tenha no comando uma pessoa que se recusa a atravessar a ponte construída entre o jornal e os moradores da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário